Residência Médica

Participe das atividades da nossa clínica

O Programa de Residência Médica em Terapia Intensiva da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP forma médicos intensivistas com competência para lidar com os principais cenários críticos da medicina, permitindo aprendizado teórico e prático envolvendo o manejo das principais síndromes clínicas e também oferecendo o conceito de gestão e liderança na unidade de terapia intensiva.

No dia 18/06/2021 a Comissão Nacional de Residência Médica publicou no Diário Oficial da União a Resolução nº 5, de 17 de junho de 2021, que aprova a matriz de competências dos Programas de Residência Médica em Medicina Intensiva e define que os programas passarão a ter três anos de formação, com acesso direto, sem programa pré-requisito.   A matriz de competências é aplicável aos programas de residência médica em Medicina Intensiva que se iniciarem a partir de 1º de agosto de 2021.

O Programa disponibiliza 10 vagas anuais e o processo de seleção ocorre por meio de prova teórica, com 100 (cem) questões de múltipla escolha em Medicina com 4 alternativas, com duração de 3 (três) horas, elaborada pela Comissão de Exames de Residência Médica da Escola Paulista de Medicina-UNIFESP. As questões estarão distribuídas equitativamente nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia, Obstetrícia-Ginecologia, Medicina Preventiva e Pediatria. Os candidatos aprovados nesta primeira fase serão submetidos à prova prática, entrevista e análise de currículo.

Para mais informações acesse o site da COREME

Acesse o Manual do residente de medicina intensiva da UNIFESP clicando AQUI.

Supervisor do Programa

Flavio-180x180
Flávio Geraldo Rezende de Freitas

Coordenação do Programa

felipe-180x180
Felipe Santos Cavatoni Serra
rafael-180x180
Rafael Scotini Viana Alves

Preceptoria do Programa

Carla-180x180
Carla Daniele Nascimento Pontes
Foto-Raysa-1-180x180
Raysa Cristina Schmidt