O objetivo do estágio é proporcionar ao aluno do 6º ano participação nas atividades clínicas da Disciplina de Anestesiologia, Dor e Medicina Intensiva que englobam a discussão pré-anestésica, todas as atividades relacionadas ao procedimento anestésico, cuidados no pós-operatório imediato incluindo recuperação pós-anestésica e o diagnóstico e tratamento da dor aguda e crônica. Além disso, os alunos devem adquirir conhecimento teórico, habilidades e desenvolvimento de atitudes essenciais relacionados a medicina intensiva para a condução rápida, eficiente e otimizada de pacientes gravemente enfermos. Para cumprir este objetivo cada grupo é dividido em três subgrupos: Centro Cirúrgico, Ambulatório de Dor e Setor de Terapia Intensiva.
O rodízio dos alunos no Setor de Terapia Intensiva da Disciplina de Anestesiologia, Dor e Medicina intensiva tem duração aproximada de uma semana. Durante o estágio os alunos desenvolvem atividades práticas e teóricas.
Espera-se que o aluno durante o estágio adquira conhecimentos sobre os seguintes pontos
1 – Papel da equipe multidisciplinar
• Compreender o papel das diferenças profissões na construção do cuidado ao paciente gravemente enfermo.
2 – Avaliação do paciente
• Obter história e realizar o exame clínico objetivo
• Avaliar medicações em uso com suas respectivas doses
• Obter e interpretar os dados obtidos do monitor multiparamêtrico
• Obter e interpretar dados do ventilador mecânico
3 – Monitorização
• Monitorização em terapia intensiva incluindo análise de pressão arterial invasiva, pressão venosa central, cateter de artéria pulmonar e parâmetros de perfusão tecidual.
4 – Choque
• Diagnóstico diferencial do estados de choque.
• Características e indicação das principais drogas vasopressoras e inotropicas
• Conduta no choque hemorrágico
• Conduta no choque obstrutivo
• Conduta no choque distributivo
5 – Ventilação na UTI
• Noções sobre ventilação mecânica
• Principais modos ventilatórios
• Ajuste inicial dos parâmetros do ventilador mecânico
• Noções básicas de ventilação protetora.
• Diagnóstico e conduta inicial na Síndrome do Desconforto Respiratório do Adulto.
6 – Sepse
• Conhecimento sobre as atuais definições de sepse
• Reconhecimento das principais disfunções orgânicas associadas
• Abordagem inicial da sepse com o pacote inicial das medidas de tratamento
7 – Humanização e cuidados paliativos
• Conhecimento sobre o processo de pausar ou suspender o tratamento com a equipe multidisciplinar.
• Princípios éticos básicos: autonomia, beneficência, não-maleficência, justiça
• Diferença entre eutanásia e permitir a morte
• Diferença entre withholding e withdrawing: não iniciar ou retirar um tratamento de suporte à vida
• Princípios de transmitir más notícias aos pacientes e familiares
• Conhecimento da importância e dos elementos fundamentais da humanização nos pacientes nas UTI
8 – Metabolismo
• Noções sobre suporte nutricional enteral e parenteral.
contecem prioritariamente no período da manhã das 7:30 as 12:30. Os alunos devem checar ao Setor as 7:30 da manhã, sem atrasos para início das atividades. No primeiro dia, receberão treinamento básico de como devem ser portar durante o estágio. Os alunos têm contato com o paciente grave e vivenciam toda a rotina de um médico intensivista. Participam da visita multidisciplinar e das discussões médicas, além da oportunidade de acompanhar os procedimentos médicos e o atendimento de intercorrências na unidade. Como rotina, está previsto:
Os alunos são liberados para o almoço e devem voltar a unidade por volta das 13:30, retomando as atividades práticas. Além das atividades práticas, durante a tarde está prevista a discussão de casos clínicos beira leito, com objetivo de fundamentar todos os conceitos abordados durante o estágio, prioritariamente desempenhadas durante às tardes à beira leito. Para essas discussões, espera-se que o aluno tenha assistido no dia anterior as aulas teóricas, abordando os principais temas ligados a medicina intensiva. Procura-se a integração da teoria com a prática por meio metodologias ativas de ensino-aprendizagem. O esquema previsto de discussões está ilustrado na figura abaixo.
As atividades teóricas são de responsabilidade dos próprios alunos, visto serem gravada. As aulas teóricas de “Ventilação mecânica: modos convencionais”, “Ventilação mecânica: Regulação inicial do ventilador”, “Choque e monitorização hemodinâmica”, “Síndrome do desconforto respiratória aguda”, “Terapia nutricional na UTI” e “Sepse: conceitos básicos e tratamento inicial” estão disponíveis para serem assistidas a distância no presente site clicando em Graduação e após em Aulas 6º ano. Após o término de cada aula o aluno deverá responder ao pós-teste nos links disponibilizados no site.
Setor de Terapia Intensiva da Disciplina de Anestesiologia, Dor e Medicina Intensiva do Departamento de Cirurgia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo
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